Skip to main content

Usando o Microsoft Web Deploy para sincronizar a configuração do IIS

Com o Web Deploy é possivel sincronizar a conifguração do IIS entre servidores, incluindo os arquivos do site se necessário.

Download: http://www.iis.net/extensions/WebDeploymentTool

Após realizar o download no site, instale, é necessario que o servidor tenha no minimo o Framework 2.0 com SP1 para instalação e seja um IIS 6, IIS 7 ou IIS 7.5 para que ele funcione.

Comando para sincronizar configuração do IIS entre dois servidores IIS 6 e não sincronizar arquivos:

msdeploy -debug -verb:sync -source:metakey=lm/w3svc,computername=ServidorOrigem -dest:metakey=lm/w3svc,computername=ServidorDestino -disableLink:contentExtension

O parametro –disableLink:contentExtension serve para não replicar arquivos, removendo ele ira replicar inclusive os arquivos do site.

O paramêtro –debug irá mostrar os erros detalhados, caso ocorram.

O paramêtro –verb:sync irá sincronizar a configuração entre os servidores Origem e Destino.

Pode ser usado um parâmetro –whatif no caso de desejar saber qual ação o MSDeploy iria fazer, mas na pratica ele ira apenas mostrar na tela, sem alterar nada no servidor destino, este comando é muito interessante quando se deseja comparar os servidores, mas não efetivamente deixa-los iguais.

Outro parâmetro que pode ser utilizado no caso de desejar evitar que algum campo do metabase do IIS seja replicado é o: -skip:attributes.name=NomeDaPropriedade do IIS, exemplo: –skip:attributes.name=ServerBindings, com este recurso é possivel por exemplo replicar dois servidores entre si, e ele não levar as propriedades de IP dos sites.

Também é possível criar pacotes para migrar sites ou publicar de ambiente de desenvolvimento para produção, e ele ir[a migrar:
– Configuração do site, incluindo banco de dados.
– Permissões NTFS, pacotes COM, Componentes no GAC e chaves de registro.
– Realiza a migração através de comando (no mesmo momento), ou exporta para arquivo.
– Migração de certificados SSL entre servidores.

No Comments Yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *